Decanters, para que servem e suas funções
Decanters, para que servem e suas funções
Decanters...para que servem e suas funções
Um decantador de vinho nada mais é do que um vaso, geralmente feito de vidro, usado para servir vinho ou outras bebidas. Portanto o processo de decantação do vinho é o ato de derramar o vinho de uma garrafa para uma jarra.
Qual é o objetivo de um decantador de vinho?
A decantação visa elevar os sabores e a experiência de beber vinho. Isso acontece de 2 formas:
1- Deixando o vinho respirar, ou seja, oxigená-lo, proporcionando maior contato da bebida com o ar ressaltando, assim, os seus aromas.
Enquanto o vinho respira ele “acorda”. Esse processo é importante para safras mais antigas que ficam presas em suas garrafas por um tempo e constroem bastante o corpo dos taninos.
Quanto ao tempo que você deve deixar arejar seu vinho, alguns profissionais recomendam apenas um ou dois minutos, enquanto outros dizem que vinhos com mais de 15 anos precisam de 20 a 30 minutos;
2- Separar os sedimentos do vinho, pois com o tempo os vinhos desenvolvem sedimentos. Este é um processo natural de precipitação, sedimentos no seu vinho não significa que ele está ruim.
Dê um tempo ao seu vinho decantado para descansar e deixe cair qualquer sedimento perdido no fundo da sua jarra de vinho.
Decantar ou não decantar ?
Não existem regras para decantar o vinho. Pode-se decantar todos os tipos, até os brancos, se você quiser.
Normalmente decantamos os vinhos antigos que começaram a produzir sedimentos ou vinhos de aromas “fechados” especialmente tintos encorpados, para que haja ganho de aromas e sabores. Outros preferem decantar vinhos jovens e cheios de corpo para que, em contato com o oxigênio, eles possam liberar seu buquê mais rapidamente e, assim, suavizar seus taninos.
E ainda temos alguns vinhos de alto teor alcoólico, que podem pedir de sete a oito horas em decanter antes de se abrirem.
Como decantar seu vinho
Pegue seu decanter e verta o vinho, fazendo-o escorrer pelas paredes internas do recipiente. Assim uma maior superfície da bebida entrará em contato com o oxigênio e, com isso, liberará os aromas mais facilmente. Você também pode agitar o decanter, para volatilizar o álcool.
Como higienizar seu decanter.
Não recomenda-se o uso de detergentes e qualquer tipo de sabão que possa deixar resíduos no fundo. É indicado o uso de uma mistura de gelo picado e sal grosso, para não deixar aromas impróprios. Para desfazer sedimentos que ficaram no fundo, use um pouco de bicarbonato de sódio coberto por água quente (não fervendo). Ao agitar o decanter, os sedimentos vão se desfazendo.
