Como um ovo de Páscoa pode se tornar ainda melhor? Adicione o vinho certo
Como um ovo de Páscoa pode se tornar ainda melhor? Adicione o vinho certo
E para aprimorar ainda mais o sabor dessa iguaria, que tal harmonizar um chocolate delicioso com um vinho saboroso? Em homenagem à Páscoa, pensamos em facilitar e dar algumas dicas sobre como combinar seu chocolate preferido com vinhos.
AO LEITE – A gordura extra do creme e o maior teor de açúcar, faz do chocolate ao leite um dos mais fáceis de combinar com um tinto fortificado como o vinho do Porto Tawny que possui sabores de baunilha que complementam muito bem o chocolate ao leite.
BRANCO – Rico em gordura e açúcar, o chocolate branco pede mais atenção na hora de escolher o vinho. Sabores leves e frutados como as notas de frutas vermelhas presentes no Pinot Noir ou um branco Chardonnay, são os ideais.
MEIO AMARGO – Apesar do nome, o chocolate meio amargo possuem notas de açúcar intensas. Para acompanhar, sugerimos os vinhos italianos Amarones.
AMARGO – Com maior teor de cacau, se adapta melhor a um vinho tinto seco mais ousado, encorpado, denso e com notas de frutas mais concentradas, como um Cabernet Sauvignon, Pinot Noir ou Malbec que tenham passado por madeira, o que acentua o sabor do chocolate e valoriza o vinho.
Se preferir um espumante, aposte em um Brut feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir.
Protocolo do chocolate
Para alcançar o resultado ideal na harmonização, devemos seguir um protocolo de degustação. O objetivo é conseguir um sabor intermediário entre o chocolate e o vinho. Coloca-se uma pequena porção de chocolate no fundo da boca e aguardamos iniciar um leve derretimento. Então, engole-se o chocolate e em seguida tomamos um gole de vinho.
Como toda harmonização, o importante é que o sabor do chocolate e do vinho se equilibrem, ou seja, nenhum “destrua” o outro. Assim, os sabores ficarão realçados e sua experiência será completa.
